Tendinite no Joelho

Como em grande parte das tendinites, também na tendinite do joelho – uma das mais comuns tendinites - a inflamação deve-se a uma ação repetitiva que causa tensão e, por consequência, lesão.  

tendinite-joelho.articulacoes.jpg

Dentro deste tipo de tendinites, a tendinite patelar, por exemplo, é uma inflamação comum do tendão que liga a rótula à tíbia, e que geralmente ocorre em indivíduos que praticam exercício físico regular, especialmente jogadores de voleibol  - numa estimativa de 14,4 %, sendo 7 vezes mais comum em jogadores profissionais - ou basquetebol, ainda que possa ocorrer em qualquer pessoa. Desta forma, é muitas vezes designada por “joelho do saltador”.

As tendinites no joelho acabam então por ser comuns neste tipo de desportos, principalmente em praticantes ocasionais de alta intensidade – pessoas que, por exemplo, praticam o desporto de forma bastante competitiva, mas só aos fins de semana fazendo muito pouca atividade física durante o resto da semana.

 

Os sintomas de tendinite nos joelhos incluem:

  • Dor acima ou abaixo da rótula.

  • Inchaço na zona.

  • Dor que ocorre quando há atividade física e melhora com o descanso.

  • Em casos mais graves, uma dor constante que pode até perturbar o sono.

 

Como prevenir?

Ainda assim, há outros fatores bem menos específicos – o simples excesso de peso e a idade. Ao longo do tempo, os tensões tornam-se menos flexíveis e os músculos envolventes perdem força, o que faz com que o próprio tendão sofra mais stress. Músculos posteriores da coxa e quadricípites menos flexíveis podem tornar a pessoa mais suscetível ao problema também.

Para prevenir o seu aparecimento, peça ao seu médico exercícios que melhorem a flexibilidade e compensem os desequilíbrios musculares que podem estar a gerar stress sobre o joelho.

 

Como tratar?

Há algumas coisas simples que pode fazer por forma a aliviar a dor relacionada com a tendinite no joelho. Ao primeiro sinal de alarme, pode:

  • Limitar atividades que coloquem o joelho sobre stress.

  • Aplicar gelo.

  • Usar medicação não-sujeita a recita médica de acordo sempre com o conselho do seu médico ou farmacêutico.

  • Usar um produto para suportar o joelho.

Uma vez que a dor e o inchaço desapareçam, tente voltar às suas atividades normais e evitar fazer outras mais físicas e atléticas durante duas semanas. Tipicamente, a tendinite melhorará em poucas semanas ou meses.

O médico, claro, pode recomendar tratamentos extra de acordo com casos mais particulares.

   

Referências:

1.      HARVAR HEALTH PUBLISHING. Taming tendinitis in the knee. Consultado em 4 de outubro de 2019.

2.      HEALTHLINE. What Is Patellar Tendonitis (Jumper’s Knee)? Consultado em 4 de outubro de 2019.

Anterior
Anterior

Tendinite da Pata de Ganso

Próximo
Próximo

Tendinite no Pulso ou de Querivan